RAÍZES DO FUTURO, A RAIZ DO CUIDADO
Soluções coletivas e cuidar de pessoas são fatores importantes para elevar os padrões das empresas de impacto ao redor do mundo.
Em setembro de 2025, a Weber Ambiental esteve presente no Encontro+B Amazônia 2025, evento cujo lema “A raiz do futuro” reuniu lideranças, comunidades e empresas em torno da urgência de uma transição socioambiental justa.
Nossa diretora técnica, Paula Ramos, esteve no evento e nos trouxe reflexões importantes, que conectam os valores da empresa com os desafios ambientais gerais e amazônicos.
O que foi o Encontro+B Amazônia 2025
Realizado nesse mês de setembro de 2025, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, o Encontro+B Amazônia é a sexta edição de um dos espaços mais relevantes do Movimento B, reunindo Empresas B, comunidades, governos e organizações de 9 países para debater caminhos de impacto coletivo e regenerativo.
O Movimento B é uma comunidade global de líderes que usam os seus negócios para a construção de um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o planeta.
Sob o lema “A raiz do futuro”, deixando clara a cultura do cuidado como raiz de tudo, o evento funcionou como um aquecimento para a COP30, que também será sediada em Belém em 2025.
Logo no início, o tom do evento foi dado com uma mensagem deixada em vídeo por Andrew Kassoy, um dos cofundadores do B-LAB para a nova geração de líderes.
Painéis e rodas de diálogo abordaram temas como cuidado entre pessoas, comunicação de impacto (com o Guia Anti-Allwashing lançado no evento – um documento cocriado pelo Coletivo Marketing B para compartilhar boas práticas e propor diretrizes em comunicação ESG, incluindo um teste de autoavaliação da empresa), economia regenerativa, protagonismo local e desafios associados à saúde mental e oscilações afetivas com as mudanças climáticas, levantando termos como “ecoansiedade” e “solastagia”, apresentados através de uma pesquisa da Natura junto com a Faculdade da Santa Casa/SP.
Por isso, foi ainda mais interessante esse evento acontecer durante o mês de Setembro, onde temos o Setembro Amarelo, o mês da vida.
O Encontro+B também produziu uma “carta coletiva” com compromissos para enfrentar a crise climática, promover justiça socioambiental e impulsionar uma transição econômica mais equitativa.
Foi lançado até o filme “Muito Além do Lucro”, que apresenta discussões e novas formas de economia, com lançamento comercial previsto para 2 de outubro de 2025.
Estima-se que o evento tenha contado com centenas de participantes de 19 países e presença expressiva de comunidades locais, fortalecendo a urgência de processos colaborativos e transformadores.
Importância e impacto esperado
Mais que um congresso, o Encontro+B Amazônia foi um chamado para ação! Ele fortaleceu a noção de que soluções coletivas são essenciais, que o cuidado ambiental precisa ser tecido nas culturas locais e que empresas certificadas ou em Processo B precisam alinhar ainda mais seu DNA à regeneração territorial.
Ao escolher Belém e a Amazônia como palco, o evento mandou uma mensagem simbólica e prática: a Amazônia é raiz e central no equilíbrio climático do planeta. Sem ela, não há futuro!
A potência do encontro de 9 nações que compõem a Amazônia foi de uma riqueza cultural, intelectual e emocional muito potente.
Um evento desse porte na cidade sede da COP30 reforça a importância de que muitos dos debates ali devem ser convertidos em compromissos globais e que essa seja a COP da implementação!
Para empresas como a Weber Ambiental, esse tipo de participação amplia a rede de diálogo, inspira novas parcerias e fortalece a credibilidade na execução de projetos que dialogam com território, cultura e ciência.
Impressões de Paula Ramos
Paula comentou que sentiu uma conexão direta entre os caminhos da Weber Ambiental e a “Cultura do Cuidado” expressada no evento. Segundo ela, foram vários momentos marcantes: discussões sobre comunidade, escuta ativa, a interdependência entre as pessoas e o meio ambiente.
Para Paula, “cuidar, transformar e servir” se tornaram conceitos concretos, que estão presentes no dia a dia da Weber.
Uma pergunta feita durante o evento, “Como mudar o DNA das empresas? Da Macroeconomia?”, ressoou fortemente. Paula viu que a resposta pode estar no cuidado coletivo.
Não há soluções individuais, mas, sim, coletivas, com processos compartilhados que cruzam territórios, saberes e empresas.
Ela também destacou a relevância de temas como a ecoansiedade e solastagia, apresentados em painéis que relacionaram saúde mental e crise ambiental. Esse é um dos pontos que mais lhe chamou a atenção, visto diversas situações diárias que quem trabalha na área ambiental observa ainda mais do que o restante da população.
Para ela, esse encontro reforçou que a atuação técnica da Weber Ambiental deve manter seus propósitos atuais, e não pode se desprender nunca da dimensão humana e comunitária que cada projeto carrega consigo, como responsabilidade social e ambiental.
A participação de Paula Ramos no Encontro+B Amazônia 2025 simboliza o envolvimento da Weber Ambiental com os grandes temas contemporâneos: regeneração, cuidado coletivo, justiça ambiental e integração entre empresa, território e comunidades.
Além de prestigiar o evento, estarmos representados ali foi reafirmar que nossa atuação técnica, seja em consultoria, remediação ou gestão ambiental, está alinhada com propósitos mais amplos.
Convidamos você, nosso cliente, parceiro ou membro da sociedade em geral a dialogar conosco nesse movimento, para que juntos possamos plantar raízes de um futuro mais justo e sustentável!