(11) 4508-7797 / (11) 4508-7795

Acompanhe seu projeto conosco

Artigos e Publicações

>

>

Poluição da Água: o que é, causas, fontes e tipos

Poluição da Água: o que é, causas, fontes e tipos

Poluição da Água

 

A água é fundamental para todas as formas de vida. Por isso, entender as causas, tipos, consequências e soluções para a poluição da água é relevante para todos, mas principalmente para quem atua em áreas relacionadas às questões ambientais.

Imprescindível para a nossa sobrevivência, a água representa por volta de 70% da massa do corpo humano. Podemos sobreviver por até 50 dias sem nos alimentar, mas não é possível viver mais de 4 dias sem água potável.

E não é só isso. Ela é parte fundamental também para a produção de alimentos, de energia e de bens industriais de diversos tipos. Assim, temos que fazer de tudo para evitar e tratar a sua poluição, em todas as esferas da sociedade.

 

Poluição da Água: o que é?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), água contaminada/poluída é aquela que sofre alterações em sua composição até ficar inutilizável, não podendo ser bebida ou usada em atividades essenciais, ou seja, contaminada por elementos físicos, químicos e/ou biológicos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos, plantas e à atividade humana.

 

Quais são as principais causas e fontes de Poluição da Água?

As causas da poluição podem estar relacionadas a fatores naturais, mas é muito mais comum ser oriundas de atividades humanas e de suas consequências, conforme abaixo.

Lixos e efluentes de águas fecais
Águas residuais despejadas no mar e rios sem depurar.

Atividades agrícolas, pecuárias e industriais
Os produtos químicos destes setores despejados de forma irregular são uma das principais causas da eutrofização da água.

Desmatamento
O corte de árvores pode gerar resíduos orgânicos que servem de caldo de cultura para bactérias contaminantes e esgotar as fontes hídricas.

Derramamento de combustível
Filtrações de petróleo e seus derivados durante transporte ou armazenamento podem chegar às fontes de água.

Tráfego marítimo
A maior parte dos plásticos poluentes procedem de barcos pesqueiros, petroleiros e de transporte de mercadorias.

Aquecimento global
O aumento da temperatura esquenta a água, provocando uma diminuição de seu nível de oxigênio.

As fontes humanas de poluição da água são separadas em duas categorias, dependendo da origem do poluente.

Fontes pontuais
Individuais e facilmente identificadas, como um encanamento ou uma vala. Por exemplo, o lançamento dos poluentes de uma fábrica diretamente na água.

Fontes não pontuais
Também chamadas de fontes difusas, não são relacionadas a um ponto de lançamento ou de geração específica, portanto o controle e a identificação são difíceis. Podemos dar como exemplo a infiltração de agrotóxicos no solo, o descarte incorreto de substâncias prejudiciais ao meio ambiente ou o descarte de lixo e o lançamento de esgoto diretamente nos córregos.

 

Quais são os tipos de Poluição da Água?

Podemos destacar quatro tipos de poluição da água, conforme abaixo.

Poluição Química
A mais comum e conhecida. Pode ser acidental ou intencional. É a contaminação ambiental originada pelo despejo ou aplicação de produtos químicos em determinada área, que vão parar nos corpos hídricos. Duas das formas mais comuns de contaminação são os despejos de produtos químicos de indústrias em rios, lagos ou na rede de esgoto, sem o tratamento adequado, e a ocorrência de poluição na zona rural por uso de agrotóxicos (resultante de atividades agrícolas). Já os poluentes químicos mais comum são: fertilizantes agrícolas, agrotóxicos, esgoto de atividades domésticas e industriais, compostos orgânicos sintéticos, plásticos e metais pesados. A dificuldade, o tempo necessário e o custo de descontaminação são os maiores problemas com a poluição química.

Poluição Sedimentar
Os sedimentos são o tipo de poluição mais comum nos corpos d’água. São formados pelo acúmulo de partículas em suspensão. Podem ser oriundos do solo pelo processo de erosão, desmatamento e extração de minérios, ou provenientes de produtos químicos insolúveis que adsorvem e concentram os poluentes biológicos e químicos.

Poluição Biológica
Ocorre com a introdução de detritos orgânicos, que podem ser direcionados à água ou se infiltrarem nos solos, atingindo lençóis freáticos. Alguns exemplos são restos de alimentos, fezes humanas e detergentes. Com a alta concentração de nutrientes gerados pela degradação dos compostos orgânicos, ocorre a eutrofização (proliferação de algas que impedem a passagem da luz na superfície). Esses detritos também contém micro-organismos patogênicos, como bactérias, vírus e protozoários, provenientes principalmente dos resíduos humanos.

Poluição Térmica
Provavelmente, a menos conhecida, pois não é visível e ocorre quando há variação de temperatura de um meio de suporte de algum ecossistema (como um rio, por exemplo), causando impacto direto nesse ecossistema, como a redução dos níveis de oxigênio na água.

Todo tipo de poluição requer planejamento, estudos e análises adequados, feitos por profissionais técnicos habilitados, para gerenciamento, remediação ou mitigação efetiva.

Por isso, uma gestão eficiente faz valer a máxima: prevenir é melhor do que remediar!

E, se precisar de um Responsável Técnico Habilitado, fale com a gente.

Shopping Basket