É inegável que uma gestão ambiental eficiente é boa para o meio ambiente, para a sociedade e ainda gere oportunidades. É isso que os setores público e privado buscam, e o aproveitamento de resíduos exemplifica perfeitamente bem esse conceito.
Essa foi a ideia central do projeto apresentado por Alessandro Perencin, Diretor-Presidente aqui da Weber Ambiental, à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo nessa terça, dia 30 de maio.
A reunião serviu para tratarem de um projeto de parceria junto à Secretaria, com o objetivo de auxiliar na questão da tecnologia que, além de dar destino a resíduos sólidos e agrícolas, irá atuar na redução da emissão de dióxido de carbono, da contaminação do solo e de água subterrânea, tornando-se uma fonte alternativa de energia elétrica, de biometano e, futuramente, de hidrogênio verde.
Sendo a Weber Ambiental a primeira empresa a obter licença prévia pela CETESB para gaseificação, a tendência tecnológica apresentada foi a solução de tratamento de resíduos sólidos por GASEIFICAÇÃO e BIOACELERAÇÃO.
O biogás gerado se transforma em energia ou, se purificado, vira biometano, uma alternativa mais barata para abastecer veículos pesados. O biometano pode ainda ser usado como biofertilizante.
Também o aproveitamento econômico do biometano será fundamental para aumentar a segurança energética e levar energia limpa para várias localidades.
Com a Portaria MMA nº 71, foi instituído o Programa Nacional de Redução de Emissões de Metano, que diz respeito ao biogás gerado a partir do correto tratamento de resíduos orgânicos, incluindo aterros sanitários.
Essa solução está em linha com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) e o Programa Metano Zero, cujo objetivo é fomentar programas e ações para reduzir as emissões de metano e incentivar o uso de biogás e biometano como fontes renováveis de energia e combustível.
Além de Antonio Junqueira, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participaram da conversa o coordenador de Relações Institucionais, José Luiz Fontes, os assessores Técnicos da Secretaria, José Carlos Pimentel e Marcio Queiroz e do Conselho do Agro da Associação Comercial de São Paulo – ACSP, Ronaldo Luiz e Nelson Câmara.
Um projeto ambiental, muitos benefícios.
Saiba mais sobre a reunião em: https://www.agricultura.sp.gov.br/en/b/projeto-de-parceria-para-transformacao-de-residuos-agricolas-em-biogas-e-apresentado-a-secretaria
Assista ao vídeo sobre o processo de tratamento de resíduos por gaseificação e bioaceleração: